O que é lixo eletrônico?

no geral são produtos que não têm mais valor por falta de utilização, substituição ou quebra.

Também conhecido como lixo eletrônico, sucata digital, resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, inclui computadores, equipamentos de escritório, produtos de consumo e eletrodomésticos.

Esse tipo de resíduo deve ser gerenciado, pois se descartado de forma incorreta pode causar graves problemas de saúde e poluição ao meio ambiente.

Tipos de E-lixo

LINHA VERDE

Vida útil curta - 2 a 5 anos

Pequeno porte - (0,9 a 30kg)

Grande diversidade de componentes

Compostos principalmente de metais e plástico

Computadores Desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, etc.



LINHA AZUL

Vida útil longa - 10 a 12 anos

Pequeno porte - (0,5 a 5kg)

Compostos principalmente de plástico

Batedeiras,liquidificadores, ferros elétricos, cafeteiras, máquinas de costura, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, vídeo games, barbeadores, calculadoras, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido.



LINHA MARROM

Vida útil média - 5 a 13 anos

Médio porte - (1 a 35kg)

Compostos principalmente de plástico e vidro

Televisor/Monitor Tubo, Televisor/Monitor plasma, LCD, DVD/VHS, Produtos de áudio.



LINHA BRANCA

Vida útil longa - 10 a 15 anos

Grande porte - (30 a 70kg)

Grande diversidade de componentes

Compostos principalmente de metais

TVs e monitores de tubo, Refrigeradores, Fogões Lavadoras, Ar-Condicionado, Freezers Horizontais e verticais, Frigobares, Lava-louças, Secadoras domésticas, Microondas.

*cobramos uma taxa de R$ 20,00 para este tipo de coleta.

A Lei nº 12.305/2010

A Política Nacional de Resíduos sólidos, Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010 é uma lei que rege diversos mecanismos que podem minimizar os impactos negativos dos produtos colocados no mercado através de consumidores e fabricantes. Prevê que aquele que coloca em risco o meio ambiente durante o processo de produção por ele adotado deve se responsabilizar pelos custos decorrentes da necessária proteção, revelando-se, sua dimensão preventiva através da logística reversa.




Você sabe o que acontece com os resíduos plásticos provenientes dos equipamentos coletados pela Recicle?


confira o vídeo abaixo:

Equipamentos eletrônicos em sua grande maioria têm 50% da sua estrutura composta de plásticos. Na Recicle esses plásticos são separados por tipo e logo em seguida são triturados e encaminhados novamente para as indústrias. Este processo de reciclagem evita que os resíduos plásticos acabem em lixões. O processo de reciclagem também poupa a natureza de novas extrações de matéria prima. RECICLE, REDUZA, REUTILIZE!


O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor na natureza.

Agende sua Coleta